segunda-feira, 8 de setembro de 2014

São Luís. Ilha de Encantos

Fundada em 1962 pelos franceses, invadida por holandeses e retomada pelos portugueses, São Luís possui um charme todo especial. Localizada em uma ilha, a capital do Maranhão ainda guarda um glorioso passado histórico e é um manancial de cultura popular.


Conhecida como a “Cidade dos Azulejos”, São Luís reúne o mais homogêneo conjunto arquitetônico de origem civil da América Latina, com cerca de 200 casarões, sobrados e mirantes espalhados em ruas estreitas e ladeiras de paralelepípedo.
Foi todos essa riqueza arquitetônica que fez a “Ilha do Amor” ser reconhecida pela UNESCO, como Patrimônio Cultural da Humanidade, em junho de 1997.
Boa parte desses casarões se concentra na área da Praia Grande, principal ponto turístico da cidade.
Dentre os atrativos da cidade estão igrejas católicas centenárias, como a Igreja da Sé, Do Carmo, Dos Remédios, Santo Antônio, São João, Do Desterro, entre outras.
Outros pontos que atraem bastantes os visitantes são as fontes do Ribeirão – famosa pelos tuneis e das Pedras, bem como o Palácio dos Leões, sede do governo estadual e o Palácio La Ravardière, sede da administração municipal.
As praças Gonçalves Dias, João Lisboa, Benedito Leite e Dom Pedro II, todos no Centro Histórico, são um show à parte na paisagem de São Luís, que é complementada, ainda, pela bela orla marítima, composta pelas praias da Ponta D’Areia, São Marcos, Calhau, Caolho, Olho D’Água e Araçagy.
Outro atrativo é a nossa culinária maranhense. Sem modéstia, é de tirar o fôlego! Localizada à beira-mar, São Luís elegeu naturalmente os peixes e mariscos como principais ingredientes de sua culinária. Com o camarão são feitos pratos como a caldeirada e a torta de camarão. Há também o saboroso caruru, a peixada ao leite de coco ou um peixe frito e o arroz com cuxá. Uma delícia que você não pode deixar de provar.
São Luís é também ritmo o ano inteiro! O que pode ser conferido em manifestações como o Bumba-Meu-Boi, o Reggae, o Tambor de Crioula e o Cacuriá dança pra lá de sensual.
A cidade é o destino certo para quem procura sol, mar, cultura, história e belas paisagens para guardar na memória.
Encerro minha homenagem a bela Ilha de Encantos que faz 402 anos, com os versos e vídeo da música de João do Vale cantada pela cantora Alcione.

Todo mundo canta sua terra
Eu também vou cantar a minha
Modéstia à parte seu moço
Minha terra é uma belezinha

A praia de olho d'água
Lençóis e Aracagi
Praias bonitas assim
Eu juro que nunca vi

Minha terra tem beleza
Que em versos não sei dizer
Mesmo porque não tem graça
Só se vendo pode crer

Acho bonito até
O jornaleiro a gritar imparcial
Diário
Olha o Globo
Jornal do povo descobriu outro roubo
E os meninos que vendem derrê sol a cantar
Derrê sol derrê ê ê ê ê ê ê sol
E fruta lá tem: juçara
Abricó e buriti
Tem tanja, mangaba e manga
E a gostosa sapoti
E o caboclo da maioba
Vendendo bacuri
Tinha tanta coisa pra falar
Quando estava fazendo esse baião
Que quase me esqueço de dizer
Que essa terra é tão linda é o Maranhão
Ô Maranhão, ô Maranhão.

Venha conhecer essa diversidade cultural.

Fonte: Cazumbá: Jornal turístico e Cultural do Maranhão
Imagens e vídeo: Google




Nenhum comentário:

Postar um comentário